sábado, 2 de março de 2013

Mas afinal o que é isso de ser um PANTOMINEIRO?

Não sei se ainda existem «cadernos de dicionários». Se existirem, no entanto, suspeito que poucos ou nenhuns os devem utilizar, pois devem ser considerados anacrónicos ou em desuso. Se for assim, é pena.
Lembrei-me do «caderno de significados» a propósito da palavra «pantomineiro», que me passou pela memória e pela fala.
Na ausência do «caderno», lá tive que consultar o dicionário on-line - abençoado! - que me colocou no caminho do(s) significado(s) de «pantomineiro», que me fascina pela expressividade e, também, pela sonoridade, que também se sente na pronúncia, com o ênfase arrastado que se dá à primeira sílaba, «pan...» e um toque, quase do domínio do pícaro, na sílaba «nei...», que dá qualquer coisa como isto: «pãn-to-mi-neii-ro»!
Mas mais do que o som, o que o significado de «pantomineiro» nos mostra é a exuberância ou a expressividade do gesto, a crer nas respectivas definições, pelo menos as eruditas: «Pantomineiro - que ou o que faz pantominas (arte de exprimir os sentimentos, as paixões ou as ideias, por meio de gestos ou atitudes, sem recorrer à palavra; representação teatral em que os actores se exprimem por meio do gesto).
Mas o «pantomineiro» também se abre a uma outra interpretação, de cariz mais popular, com o significado de «intrujão», remetendo para o universo do logro e da burla (domínios da encenação, por excelência) ou de - mais uma palavra notável! - «alicantineiro»!, ou seja, aquele espécime «que faz ou vive de alicantinas (trapaça no jogo ou nos negócios)».Pantomineiro Mor

Pantomineiro Mor

2 comentários:

Anónimo disse...

poder-se-ía resumir numa só palavra: SÓCRATES!!!

Unknown disse...

Caro leitor, a sua capacidade de síntese é estonteante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
!-- Start of StatCounter Code for Blogger / Blogspot -->